Como incentivar seu filho a praticar um esporte

Nos tempos atuais as crianças têm saído pouco de casa para brincar e se exercitar. Os vídeos em plataformas digitais, os jogos e os aparelhos eletrônicos tornaram-se mais interessantes. Acontece que o ato de se movimentar pouco, pode trazer problemas de saúde para esses jovens. Como, por exemplo, a obesidade infantil.

Dicas para criar jogos infantis

Uma turma de crianças está reunida na sua casa, e ao invés de estarem correndo pela casa estão todos jogados no sofá? Bom, então você precisa criar estratégias para trazê-los para o quintal.

A primeira dica é conversar com essa turma, ou individualmente com seu filho para dizer o quanto é importante o ato de correr, andar, brincar e se exercitar. Conscientizando-o sobre a movimentação e a prática de exercícios físicos.

Em seguida, utilize recursos como:

  1. Crie brincadeiras em grupo, e instigue a competição entre eles;
  2. Usando plataformas digitais, como o YouTube, coloque vídeos de tutoriais de dança e pratique junto com seu filho;
  3. Force-o a caminhar mais. Pedindo que vá até o mercado o padaria a pé. E entre nesse movimento, levando-o até a escola sem usar carro;
  4. Assista a jogos e competições esportivas e veja se ele (a) se interessam por alguma modalidade;
  5. Leve seu filho para conhecer uma escolinha de futebol, natação ou atletismo. Ele pode se interessar.

Brincadeiras de rua como prática de esporte

As brincadeiras não precisam acontecer necessariamente na rua, dependendo da região que mora. Mas, podem ser feitas no seu quintal ou na área kids do seu condomínio.

Promova esse tipo de atividade no seu bairro, e faça com que não só seu filho, mas todas as crianças próximas queiram se movimentar. Com brincadeiras como:

  • Pular corda;
  • Pega pega;
  • Pique esconde;
  • Corrida;
  • Cabo de guerra;
  • Taco;
  • Futebol de rua;
  • Queimada;
  • Vôlei de rua.

Essas são algumas das brincadeiras que podem ser feitas. Mas, tudo depende da criatividade. Podendo, inclusive, criar competições e campeonatos durante as férias ou fins de semana na sua rua, bairro ou condomínio.

Por que é importante as crianças praticarem esporte

Pode parecer opcional, mas a prática de esporte é um item que deve fazer parte da vida da criança desde o início. Seja com a matrícula em aulas de natação e ballet, ou, jogando bola com os pais.

Além de despertar o gosto pela movimentação, a família consegue evitar uma série de problemas de saúde no pequeno. Como, a atrofiação dos nervos, obesidade, problemas cardíacos e até mesmo respiratórios.

Sem contar que os esportes também despertam outras qualidades, como: trabalho em grupo, coordenação motora, disciplina e aprendizagem sobre regras.

Scroll to top