Como nasceu o Encceja? Entenda a diferença entre Encceja e ENEM

O Encceja é uma das provas mais importantes que podem acontecer anualmente e a mesma tem uma função social bem interessante. Muita gente acaba confundindo o programa com o Enem, uma vez que já tiveram propósitos parecidos, mas vale mencionar que ambos passaram por adaptações e hoje tem funções totalmente distintas.

Para entender melhor o funcionamento da prova do Encceja e em que ponto a mesma se difere da prova do Enem, vale a pena conferir as informações abaixo:

Como surgiu o Encceja?

Para entender a necessidade da criação do Encceja, é preciso que falemos um pouco sobre o Exame Nacional do Ensino Médio. Você sabia que, há muitos anos atrás, o Enem era apenas uma ferramenta de avaliação da educação básica no país?

Foi preciso algum tempo para que o exame se tornasse a forma padrão de ingresso ao ensino superior. Quando isso passou a acontecer, os órgãos responsáveis pela educação no país presumiram que quem conseguia passar no vestibular estava apto a concluir o ensino médio automaticamente.

Por isso, o Enem passou também a ser utilizado para substituir a conclusão do ensino médio quando o estudante era aprovado no vestibular, o que posteriormente acabou gerando alguns problemas curriculares.

Assim foi preciso desenvolver um programa mais abrangente, que pudesse beneficiar também aquelas pessoas que não conseguiram ou estavam consideravelmente atrasadas em relação a faixa etária do ensino fundamental e médio.

Assim surgiu o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA) com o objetivo de oferecer certificação para quem estivesse fora da faixa etária na educação básica.

Quem possui 15 anos ou mais e está no ensino fundamental, assim como quem possui 18 anos ou mais e está no ensino médio pode participar do Encceja 2020 e conquistar o seu certificado de conclusão.

Qual a diferença entre o Encceja e o Enem?

Como você pode conferir acima, os programas se diferem principalmente pela evolução de seus objetivos, apesar de ter um funcionamento semelhante no modelo concurso.

Quem se inscreve para o Encceja deve estar atento a página do participante Encceja 2020 para ficar por dentro de datas, horário e local de prova. E o mesmo acontece para os participantes do Enem.

Apesar do modelo concurso, vale mencionar que o Encceja promove somente a certificação da educação básica, sendo necessário ainda a participação no Enem para garantir a sua vaga no ensino superior.

Vale mencionar ainda que a inscrição no Encceja é gratuita, enquanto existe uma taxa para quem quer fazer o Enem. Isto é claro, para quem não tem direito a isenção.

Um outro ponto interessante é que o modelo de prova do Encceja leva em consideração a categoria para a qual o candidato está participando, definindo os conteúdos da prova, enquanto o Enem é totalmente abrangente nos assuntos abordados.

Scroll to top