Vale a pena fazer o curso de educação física? Áreas onde atuar

Você já deve ter notado que muitas pessoas estão optando por seguir a área de Educação Física. De acordo com números divulgados pelas instituições, o curso de Educação Física está recebendo cada vez mais estudantes.

Considerando essa quantidade de pessoas cursando a área, será que vale mesmo a pena começar um curso de Educação Física? Saiba a seguir como funciona, se vale a pena e onde o profissional do curso pode atuar:

O curso de Educação Física

O curso de Educação Física é possível no nível superior, ou seja, como uma graduação. Quem optar pela área, deverá estar preparado para se formar em cerca de 4 anos, podendo se estender em casos especiais.

Nem todo mundo sabe, mas o curso de Educação Física pode ser realizado em duas modalidades: bacharelado ou licenciatura. É importante enfatizar que esses dois viés são fundamentais para definir a área de atuação do formando deste curso.

Quem está pensando em começar essa graduação, vai gostar de saber que existem muitas oportunidades para você conseguir acesso facilitado a universidade.

Estamos falando de programas como o Prouni e o Sisu, que oferecem bolsas de estudo para os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio e obtiveram boas notas.

Para tanto, é necessário superar a nota de corte de Educação Física. Então, não deixe de conferir a nota de corte SISU Unicamp para saber quanto você precisa tirar no Enem.

Vale a pena?

Mas afinal, vale a pena começar a graduação em Educação Física? Com tantos estudantes se formando na área, é normal se questionar se o índice de empregabilidade vai ser equivalente a quantidade de pessoas com um diploma na área.

Bem, o que podemos afirmar em relação a isso é que também existem muitas opções de atuação de trabalho para quem está nessa área do mercado.

O que é interessante para os estudantes de Educação Física é pesquisar o seu mercado local e verificar a localização das melhores oportunidades de carreira.

Onde atuar?

Como mencionado, o curso de Educação Física pode ser efetuado tanto na forma de licenciatura como na forma de bacharelado, o que será fundamental para definir o campo de atuação do profissional.

Quem optar por licenciatura estará apto para atuar em instituições de ensino da educação básica em todos os níveis, desde o ensino fundamental ao ensino médio. O mesmo também atua em escolas de dança e academias na condição de professor.

Enquanto isso, o profissional que se formar em bacharelado poderá atuar supervisionando a prática de esportes ou exercícios físicos em diferentes espaços.

Scroll to top