CDP E IA: Como integrar ambos?

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Integrar o customer data platform e a inteligência artificial exige atenção da empresa quanto a alguns aspectos, como a identificação de fontes de dados dos clientes e quais as reais necessidades da marca. Sem entender quais são os objetivos internos, dificilmente a implementação dos recursos vai acontecer como esperado e, mesmo que ocorra, pode não proporcionar os benefícios desejados.

Gerenciar os dados de clientes com segurança é extremamente importante, tanto para prevenir o vazamento, como para estar em conformidade com a LGPD. Tendo esses aspectos em vista, questione como é feita a segmentação de leads, como são realizadas as análises e outros critérios fundamentais de integração. 

O que é CDP? 

CDP é uma plataforma de dados do cliente que possui informações sobre características comportamentais, transacionais e demográficas. Com uma data base acessível, você e a sua equipe têm a praticidade de gerenciar e monitorar o que for preciso para melhorar o relacionamento com os potenciais clientes por meio de estratégias qualificadas.

A CDP tem a finalidade de coletar e unir dados para a empresa os gerenciar com facilidade e analisar quais as necessidades desse público-alvo para oferecer a solução ideal. Ter dados disponíveis para estudar e desenvolver métricas eficientes é importante, porque pode auxiliar na prospecção, captação e conversão de leads qualificados.

O que é Inteligência Artificial?

Inteligência Artificial é uma tecnologia de ponta, capaz de realizar tarefas e reproduzir padrões comportamentais em aparelhos eletrônicos. Neste caso, a IA pode simular problemas e apresentar diagnósticos de melhorias, ou como podem ser resolvidos de forma prática, por meio de explicações claras. 

O diferencial da IA é por ser usada pelas empresas para tornar a comunicação com o público-alvo mais prática e menos complexa. Dessa forma, os chatbots que são inteligências artificiais se baseiam nos dados fornecidos pelo CDP, para proporcionar um atendimento como se fosse feito por uma pessoa aos clientes.

Por que essa combinação é tão poderosa?

Esta combinação é poderosa, porque o CDP possui dados atualizados e ricos, enquanto a IA faz a leitura das informações, interpreta e consegue usá-las em vantagem da empresa. Ou seja, você consegue fazer o investimento correto em sua audiência, sem gastar investimentos para isto, e fideliza potenciais clientes qualificados.

Benefícios da integração de CDP e IA para o seu negócio

Integrar o customer data platform com a IA é uma estratégia que a sua empresa pode aplicar, justamente por poder proporcionar bons resultados. Com esta união, você não se preocupa mais com desperdícios, pois a dupla proporciona:

  • Praticidade de definir objetivos e estratégias;
  • Dados atualizados e usados para a conversão;
  • Possibilidade maior de conversão;
  • Redução de gastos;
  • Maior produtividade.

O CDP fornece dados atualizados para a sua base, evitando que a equipe trabalhe com informações obsoletas. Em conjunto da IA, é possível usar estes recursos para desenvolver boas estratégias que auxiliem na conversão dos leads qualificados de que a sua empresa está em busca.

Como implementar CDP na sua empresa?

Faça a implementação do CDP Adobe em sua companhia, pois este é um software robusto e em nuvem. As soluções de marketing disponíveis são de qualidade, e você consegue realizar um trabalho eficiente por meio de uma ferramenta completa e que vai tornar a organização de dados mais prática e segura. 

Como utilizar IA e CDP?

Analise ao mapear os setores e verificar o que precisa ser modificado ou melhorado na empresa. Por exemplo, a equipe de marketing e a comercial precisam do CDP e IA, porque fazem estudos de clientes para a nutrição e para prosseguir com as etapas de conversão e fidelização. Com os recursos fornecidos, é possível entender melhor o perfil de cada contato.

Dicas para obter sucesso com CDP e IA

Incluir o CDP exige atenção quanto a alguns fatores importantes, como compreender as reais necessidades da empresa. Sem fazer as seguintes verificações, pode ser mais desafiador inserir ambas tecnologias internamente:

  • Avaliar as necessidades da empresa;
  • Identificar de onde vem os dados dos leads;
  • Definir regras para coletar e usar os dados;
  • Implementar o CDP com a IA;
  • Preparar o perfil de cliente;
  • Aplicar nas campanhas;
  • Mensurar os resultados;
  • Corrigir o que for preciso.

É essencial aplicar a estratégia em suas campanhas e realizar o monitoramento para mensurar os resultados. Se problemas forem detectados, você e a sua equipe conseguem corrigir com agilidade para garantir que este processo seja um verdadeiro sucesso e possam conquistar cada vez mais leads qualificados.

O portal Tudo Sobre CDP conta com informações fundamentais que vão te auxiliar a ter sucesso com o customer data platform em sua empresa. Esta é uma das principais tecnologias que a sua marca pode implementar para obter dados assertivos e atualizados do público-alvo e tomar decisões baseadas em informações!

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