Óleo de semente de abacate x Óleo de coco: Qual é o melhor para você?

Óleo de semente de abacate x Óleo de coco

O óleo de semente de abacate pode ser a melhor opção para quem segue uma dieta de restrição de calorias, pois ele é menos calórico. No entanto, o óleo de coco é uma ótima opção para quem deseja fazer frituras, pois ele não libera substâncias nocivas quando aquecido.

Contudo, ambos possuem benefícios para a saúde e podem ser utilizados como aliados de uma vida mais saudável. Fontes de vitaminas, eles possuem potencial anti-inflamatório e antioxidante. É importante compreender mais sobre estes óleos vegetais benefícios, usos e uma comparação nutricional.

Óleo de Semente de Abacate: Benefícios e usos

Os principais benefícios do óleo de semente de abacate são a sua ação anti-inflamatória, anticoagulante e antioxidante. Rico em gorduras boas, ele também é um ótimo hidratante natural. Geralmente é utilizado no cuidado com a pele e os cabelos, mas também é comestível e pode ser usado para grelhar alimentos.

Fonte de vitamina E, ele ajuda a combater os radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce e o estresse oxidativo das células do corpo. Entre os nutrientes presentes na composição do óleo de semente de abacate estão ácido fólico, potássio, lecitina, ômega 9 e as vitaminas A, D e K.

Óleo de Coco: Benefícios e usos

O óleo de coco tem um excelente potencial hidratante, principalmente por ser rico em vitamina E e gorduras boas. Em algumas pesquisas foi demonstrado que ele atua de maneira positiva no controle do colesterol ruim (LDL). Geralmente, é utilizado no cuidado com a pele e os cabelos, bem como na alimentação.

Assim como o óleo de abacate, ele possui ação anti-inflamatória e antioxidante. Ele é fonte de vitamina A, E, D e K, além do ácido láurico. Este último nutriente possui potencial antibacteriano e anti-inflamatório, e por isso costuma ser utilizado pela indústria cosmética em produtos anti-acne.

Comparação nutricional: Óleo de semente de abacate vs. Óleo de coco

Uma porção de 100g de óleo de abacate possui 884 kcal, 11 g de gorduras saturadas, 70 g de gorduras monoinsaturadas e 13 g de gorduras poli-insaturadas. Como a maioria dos óleos vegetais, ele não apresenta porcentagens significativas de proteínas, minerais, carboidratos e fibras dietéticas.

A mesma porção de óleo de coco possui 895 kcal, 82 g de gorduras saturadas, 6g de gorduras monoinsaturadas, 1 g de gorduras poli-insaturadas, 0.11g de vitamina E, e 0.02g de zinco. Assim como outros óleos, não apresenta nenhuma porcentagem significativa de proteínas e fibras dietéticas. Os dados são do FoodData Central, site ligado ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA.

Qual óleo é melhor para você?

Para quem está buscando diminuir as calorias ingeridas, a melhor opção é o óleo de abacate. Uma porção de 100g deste óleo possui 11 kcal a menos que o equivalente de coco. No entanto, ambos são aliados no aumento da saciedade e na consequente perda de peso, além de serem fontes de gorduras boas. No caso da preparação de frituras, o óleo de coco é mais recomendado por não liberar substâncias nocivas ao ser aquecido. 

No entanto, em ambos os casos, é interessante se atentar ao cheiro e ao sabor de cada óleo vegetal. Este fator pode interferir no resultado final da preparação. Na Nature Center você encontra os dois óleos à venda em cápsulas, uma forma mais prática de aproveitar os benefícios. Lembre-se de que o ideal é sempre buscar um profissional de saúde qualificado para uma orientação personalizada.

Conclusão

Ao compreender mais sobre os óleos vegetais benefícios, pode se dizer que os dois óleos vegetais são benéficos à saúde e podem ser aliados no emagrecimento. Em termos de composição nutricional são bem parecidos, pois ambos são fontes das vitaminas A e E. Quer aproveitar os benefícios dos óleos vegetais? Entre no site da Nature Center e confira os principais produtos naturais que vão te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Read Previous

Como escolher um pneu da forma correta?

Read Next

Em Florianópolis, moradores e turistas rendem-se à massagem orgástica