Quando usar adubo foliar e quando usar adubo de base?

Quando usar adubo foliar

Uma das dúvidas mais comuns de agricultores é quando usar adubo foliar líquido e adubo de base; e o último produto precisa ser aplicado no solo assim que ocorre a plantação, para os nutrientes adequados serem absorvidos pelos cultivos.

O adubo foliar é um complemento e não deve ser aplicado frequentemente, apenas em casos necessários. Se a colocação das substâncias for superior ao recomendado por um especialista, as plantas podem ficar mais suscetíveis às infecções, além de fungos perigosos se desenvolverem e enfraquecerem a colheita.

O que é adubação foliar e como ela funciona?

Adubação foliar é uma solução composta por macros e micronutrientes, que são aplicados via pulverização e funciona como uma nutrição complementar às plantas. Ou seja, se o plantio precisa de mais cuidados, porque está com dificuldades de desenvolvimento. Essa é uma opção segura e eficiente.

Neste modelo de aplicação, as plantas absorvem os nutrientes pelos estômatos ou por meio da cutícula. O produto é de rápida penetração e fornece exatamente o que a colheita precisa, para ter um desenvolvimento adequado e dar os frutos com qualidade e no tempo estimado.

Como escolher o adubo de base ideal

Em sua escolha, analise se o adubo de base contém NPK, micros e macronutrientes que são necessários para fortalecer o cultivo e auxiliar no desenvolvimento. Portanto, selecione o produto com a Rigrantec, que conta com um amplo catálogo repleto de produtos que podem auxiliar no fortalecimento das suas plantas.

Adubo foliar líquido: a solução rápida para necessidades específicas

Adubo foliar líquido é uma solução mais rápida para atender necessidades bem específicas, como alta demanda de frutos por conta da chegada de uma nova estação. Para ter a garantia de que a aplicação é a correta, é indispensável solicitar uma análise laboratorial de tecido foliar para você saber exatamente o tipo de nutriente que está em falta.

Adubação foliar x Adubação de base: qual a diferença?

Produtos como o adubo foliar e de base possuem diferenças e são usados em momentos distintos. Devido a estes aspectos, é necessário observar as respectivas características de ambos, para entender como podem te ajudar:

 

Adubação foliar Adubação de base
Maior velocidade;

Aplicação via pulverização;

Recomendado para casos específicos;

Ajuda no fortalecimento das plantas;

Desenvolvimento melhorado.

Velocidade de absorção menor;

Aplicação tradicional no solo;

Ajuda no enraizamento das plantas;

Melhora a qualidade das culturas;

Deixa o solo mais fértil.

Na adubação de base, o adubo é aplicado diretamente no solo e misturado com a terra, e tem como diferencial a lenta absorção pelas culturas. No entanto, o produto fornece nutrientes necessários e a adubação foliar se complementa a este, se for realmente preciso, como o crescimento prolongado e deficiência nutricional de plantas.

Como escolher o melhor tipo de adubação para sua planta?

A escolha pelo melhor produto deve ser feita com base em análise foliar e de solo, para os especialistas em laboratório informarem quais nutrientes estão em falta. Isto evita, por exemplo, problemas relacionados ao fornecimento excessivo de macros e micronutrientes desnecessários às plantas. Ao saber o que precisa, você vai conseguir comprar o produto ideal com a Rigrantec.

Com ajuda dos profissionais, você entende o quanto de produto deve ser aplicado e quantas vezes por dia. Dessa forma, é fornecido aos cultivos substâncias importantes e que vão auxiliar no crescimento dessas espécies, evitando o enfraquecimento, que ocorre pela deficiência de nutrientes.

É com a Rigrantec que você encontra o adubo foliar líquido, para aplicar por meio da pulverização, e fornecer os compostos que as plantas precisam. Contamos com um catálogo amplo, repleto de produtos que podem ajudar no desenvolvimento das culturas para torná-las ainda mais fortes!

Read Previous

Qual o impacto do quishing no ambiente corporativo?

Read Next

Como escolher a consultoria de vendas ideal para sua empresa e alcançar a receita previsível